Espreitar Todos - Diários

(c) António Jorge Gonçalves

 

Sarah Adamopoulos e Céu Guarda vão acompanhar o Festival TODOS pela primeira vez e produzir um diário escrito e fotográfico entre os dias 9 e 12 de Setembro. A abordagem será autoral e pretende documentar, numa perspectiva distanciada e assumindo escolhas, momentos significantes da edição de 2016 da Caminhada de Culturas.

 

Céu Guarda (n. 1960) estudou Fotografia na AR.CO e Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde também desenvolveu projectos em vídeo. Começou a trabalhar na imprensa escrita por acaso, primeiro como ilustradora, depois como fotógrafa, e mais tarde como editora de Fotografia. Colaborou com várias publicações portuguesas e estrangeiras. Foi fotógrafa do quadro do jornal O Independente e editora de Fotografia do jornal i, de cuja equipa fundadora fez parte. Desenvolveu projectos expositivos e editoriais com outros fotógrafos e artistas. Foi co-fundadora da Kameraphoto e da KGaleria, um projecto colectivo em que trabalhou durante mais de uma década. Expõe regularmente dentro e fora do País e está representada em várias colecções. Participa em conferências desde 2003. Actualmente é fotógrafa independente, faz pesquisa fotográfica documental e ensina Fotografia.

 

Sarah Adamopoulos (n. 1964) é escritora, tradutora e jornalista profissional. Estudou Literatura de Língua inglesa em França. Foi redactora de O Independente e colaborou, entre várias outras, com as revistas de fim-de-semana dos jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Público e Expresso. Foi cronista da revista PAIS&Filhos e publicou dois livros em que compilou essas crónicas, entre os quais Quando eles eram pequeninos (2008), sobre a infância dos portugueses nascidos no século XX. Publicou Fado menor (ficção, 2005) e Voltar – memória do colonialismo e da descolonização (investigação historiográfica, 2012), entre outros. Traduziu o primeiro grande estudo económico sobre a desigualdade no Mundo publicado no século XXI (O capital no século XXI, de Thomas Piketty, 2014). Trabalhou com Joaquim Benite nas edições da Companhia de Teatro de Almada. Tem sempre peças de teatro e poemas na cabeça.

Publicado por Festival TODOS às 05-09-2016 19:18

Labels: Sarah Adamopoulos Céu Guarda António Jorge Gonçalves (ilustração)


© Todos. 2018 Todos os Direitos Reservados