A realidade em cena
Valentina Vannicola

ITÁLIA

ARTISTAS

Fotografia: Valentina Vannicola
Produção: Festival Todos

Apoio: Istituto Italiano di Cultura de Lisboa

Horário

10, 11 SET | 13H - 18H30


Local

Escola Maria da Luz Deus Ramos (Galinheiras)

Morada

Estrada Militar (junto a Largo das Galinheiras)

Partilhar

O TODOS e o Istituto Italiano di Cultura de Lisboa convidam a fotógrafa Valentina Vannicola para uma residência artística em Santa Clara. A pesquisa artística de Vannicola, habitualmente dedicada à relação entre a literatura e a fotografia, insere-se no campo da “staged photography” (fotografia encenada) explorando uma dinâmica cinematográfica. O resultado será revelado ao público no TODOS, na Escola Maria da Luz de Deus Ramos.

"A Realidade em Cena: um estudo sobre Santa Clara" partirá da obra poética de Pier Paolo Pasolini - autor que celebra, em 2022, o centenário do seu nascimento - para um olhar sobre o tecido social e paisagístico da freguesia lisboeta, culminando numa série de "quadros vivos", frutos do trabalho fotográfico com participantes da comunidade local.

Valentina Vannicola trabalhará durante várias semanas em Santa Clara, à descoberta desta "periferia" lisboeta. Inspirada pelos versos de Pasolini sobre a "periferia" como conceito universal, trabalhará imersa na paisagem, suburbana com vestígios rurais, das Galinheiras e da Charneca. 

Contactos

SEDE PERMANENTE

Estrada de Benfica, nº 400

1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal

Redes sociais

Newsletter

Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia
Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia Fotografia