A ESCOLA É ONDE?
Ao Encontro de Ambientes Educativos Comunitários

Horário

18 SET • 14H


Local

Escola Maria da Luz Deus Ramos (Galinheiras)

Morada

Antiga Estrada Militar (Galinheiras) -  Charneca

Duração

3H30


Gratuito com inscrição prévia obrigatória

Com serviço gratuito de refeição partilhada às 14h00, desde que traga os seus talheres e uma taça ou copo de take away.


inscreva-se aqui

Partilhar

«Sabias que escolas são comunidades feitas de pessoas que aprendem umas com as outras? E que o desenvolvimento dessas comunidades depende da diversidade de experiências das pessoas que as integram, bem como requer que todos os membros que as constituem se envolvam num esforço de participação, na produção conjunta de conhecimento, vizinho a vizinho, numa fraternidade aprendente?»

(José Pacheco em carta a Agostinho da Silva).


No caminho para a utopia da Escola Comunitária, convidamos o público do TODOS a conhecer a Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, a mais antiga escola básica da Charneca, construída nos anos de 1970. Uma escola que se foi adaptando aos tempos e às circunstâncias, onde professores e alunos cresceram mutuamente em contexto de interculturalidade e, muitas vezes também, em contexto de exclusão social.



O que esperar desta visita à Escola Maria da Luz de Deus Ramos?

 

Às 12h30 a companhia de teatro LAIKA (Bélgica) apresenta o seu espetáculo SOPA DE BATATA, ao qual se seguirá um almoço (oferta do TODOS) com dois pratos imperdíveis: cachupa de São Tomé, ou lentilhas guisadas, da Eritreia. 


O espetáculo custa 3€ e os bilhetes vendem-se pela BOL (acesso aqui)


Depois, entre as 15h00 e as 17h00, pode juntar-se aos vários grupos de interesse e de partilha sobre as questões que a todos nos conduzem ao Encontro de Ambientes Educativos Comunitários. Coesão Social, Democracia e Cidadania, Sustentabilidade, Diálogo Intercultural, serão algumas das salas abertas para trocas informais de experiências, partilha de problemas, busca de parcerias, troca de contactos.

 

Alguns dos participantes disponíveis para conversar 

Raul Santos e Pedro Gonçalves, Denis Lima e Rafael Lima, Daniel Teixeira (Agrupamento de Escolas de Benavente, Professor de Artes) Filipe Bastos (Psicólogo Clínico) Rogério Roque Amaro (Professor ISCTE) Bárbara Ferreira (Professora ISCTE) Ricardo Vieira (SCML) Maria Caldeira (Directora, Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos) Fátima Cunha (Professora Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos) Ana Silva (Ex-Professora Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos), Mário Palma (Coordenador Local MUS-E) Leonor Camburnac (Coordenador Nacional MUS-E) Alberto Araújo (Artista, Voz) Camané Monteiro (Artista, Percussão) Paulo Patraquim (Expressão Dramática), Bruno Andrade (Desporto), entre outros.


Às 17h00 pode seguir para o Largo das Galinheiras e fruir da atuação do Coro infanto-juvenil da Universidade de Lisboa, ou  ir à sessão das 17h30 de SOPA DE BATATA.


Inscreva-se em festival.todos.reservas@gmail.com ou pelo número de telefone 936003773 para o almoço, encontros e coral infanto-juvenil.


Para Sopa de Batata os bilhetes vendem-se exclusivamente pela BOL (acesso aqui)

 

Na Escola Maria da Luz Deus Ramos, Estrada Militar, Galinheiras

(Charneca-Freguesia de Santa Clara-Lisboa)

Contactos

SEDE PERMANENTE

Estrada de Benfica, nº 400

1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal

Redes sociais

Newsletter

Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade
Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade