O TODOS recebeu um grupo de criadores e amantes das artes numa aproximação aos contextos sociais, para um workshop de produção cultural em contexto comunitário. O ambiente que se gerou promete continuar a germinar ligações, incentivar sinergias e colaborações em universos como as artes plásticas, o audiovisual, a antropologia, a filosofia, a pedagogia e a intervenção social.A convição de que há projetos dentro de gavetas e corações veio dar corpo a esta formação. A prova está nestes rostos que aqui vêem.Por onde começar? "Conhecer um território com os pés" é uma das premissas que praticamos no TODOS: caminhar auscultando vozes e, a partir desta polifonia, desenhar ações com (mais) sentido.
Obrigada pela generosidade e contributo de TODOS os que se juntaram a nós.Mãos à obra!
A FORMAÇÃO
A Academia de Produtores Culturais, no âmbito do TODOS – Caminhada de Culturas, promoveu esta formação de 10 horas sobre produção cultural, no especial contexto de projetos de arte comunitária e participativa.
O objetivo foi captar um grupo diverso de formandos, com e sem experiência na área, de fora e de dentro da Freguesia de Santa Clara (onde o TODOS atua desde 2021) para que a formação resulte numa partilha horizontal de conhecimentos práticos e teóricos entre formadores e participantes.
De forma a tornar a formação mais participada e prática, cada participante foi convidado a imaginar um projeto de cariz cultural, em grupo ou individualmente. Este projeto hipotético foi o objeto de estudo e pensamento que os formandos confrontaram com os conhecimentos partilhados*.
Tendo completado a duração e tarefas previstas no workshop, cada formando recebeu um certificado de participação.
Conteúdos:
Desenho de Projeto
Introdução: Produção Cultural vs. Produção Executiva vs. Mediação
Estratégia vs. Planeamento vs. Operação vs. Avaliação
Orçamento, Financiamento e Pagamentos
Comunicação, Mediação, Parcerias e Divulgação
Administração, Execução
Datas:
Sábado, Dia 15 de julho, das 14h30 às 18h30
Segunda-feira, Dia 17 de julho, das 18h00 às 20h
Quarta-feira, Dia 19 de julho, das 18h00 às 20h
Sexta-feira, Dia 21 de julho, das 18h às 20h
Local: Centro Cultural da Ameixoeira - Avenida Glicínia Quartin, 24
(link mapa: https://goo.gl/maps/6vXJtnUFXC6hwjGF7)
Gratuito. ESGOTADO.
Formadores: Miguel Abreu, Sofia Duarte e João Monteiro
João Monteiro (n. 1995) ator, produtor e mediador cultural. Desde 2019, trabalha como produtor e mediador de públicos no Festival TODOS – Caminhada de Culturas, tendo assumido a coordenação de produção do projeto em 2020. Nesse mesmo ano, completou a sua formação com a pós-graduação “Experto en Estrategias de Público" na Universidad de Deusto, em Madrid, onde desenvolveu um projeto de investigação-ação na área da Gestão de Públicos. Em 2022, ingressou no mestrado de Estudos e Gestão da Cultura do ISCTE e nesse âmbito integrou um grupo de trabalho do Observatório Português das Atividades Culturais.
Miguel Abreu (n.1963), ator, encenador e produtor artístico e cultural, estudou Direito na Universidade Católica Portuguesa. Em 1987 criou a produtora cultural CASSEFAZ onde tem trabalhado até hoje. Em 1989 criou o CENTA-Centro de Estudo de Novas Tendências Artísticas. É co-fundador do Fórum Dança. Diretor Produção Olharapos – Expo 98. Desde 1999 preside à Academia de Produtores Culturais. Foi Diretor artístico do Maria Matos-Teatro Municipal (1999-2004), Programador de Teatro no Centro Cultural de Belém (2000-2004), Diretor de Produção e Programador de Teatro de Faro 2005-Capital Nacional de Cultura (2004-2005). Em 2008 cria para a Câmara Municipal de Lisboa o Festival TODOS-Caminhada de Culturas, que dirige até à data. Tem dado aulas de Produção, Programação e Animação Cultural na Universidade Nova, ISCTE, ESTC, ESD, etc. É autor de vários livros de Produção, desde 1995.
Sofia Duarte (n.1983), produtora executiva, mediadora sociocultural e coordenadora de voluntariado na Academia de Produtores Culturais, ligando-se a projectos como É COMO É (capacitar para a diferença física através das artes), FÔLEGO (programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas) e Festival TODOS - caminhada de culturas. Licenciada em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Colabora também com a CASSEFAZ, produtora cultural independente, ligada à produção em várias áreas artísticas, com particular enfoque no teatro, reforçando a ligação entre artistas e o meio empresarial, procurando várias formas de sustentabilidade. Colabora ainda com a AR Produções, responsável por audiodescrições na área cultural. Foi vice-presidente da Gulliver-Associação Recreativa, Cultural e Social, promovendo o lazer e fruição cultural, com particular olhar para a população com deficiência motora. O acesso à cultura em geral e às artes em particular, é o motor do seu trabalho.
Partilhar
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal
Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias
Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias