ESCOLAS #TODOSEMLINHA

Horário

dia 17 (qui) • das 10h20 às 15h20 | dia 18 (sex) • das 10h20 às 15h20


Local

#TODOSemlinha

Partilhar

Este ano as escolas não podem vir ao TODOS, mas o TODOS vai às escolas, digitalmente. Disponibilizamos um conjunto de vídeos nos quais temáticas como a interculturalidade ou a sustentabilidade ambiental são abordadas de modo a auxiliar as aulas dos professores que se interessem por estes assuntos. Vídeos para visionarem com os seus alunos, e, através deste nosso ponto de partida, poderem viver aulas intensamente participadas durante as quais se discute o preconceito, o medo da partida forçada, o racismo, a supremacia do dono da terra. Mas também o ambiente, a Natureza e a sustentabilidade do Planeta.


Aqui/Yha

Um vídeo sobre a produção do espetáculo AQUI/YHA, com alunos da Escola Gil Vicente, portugueses e nepaleses; “o que nos trouxe até aqui, como e porquê”;

“o que é ser nepalês e querer ser português”, entre outras inquietações e confissões destes jovens, e de outros da sala de aula de cada escola, cada qual com as suas dificuldades e alegrias, complexos e preconceitos. Vamos falar de discriminação e de integração? Vamos, sem medo, perguntar: queres ser meu amigo?


Orquestra TODOS

Na sua versão comunitária, a ORQUESTRA TODOS apresenta-se em espaços escolares e, através das músicas que toca, dos instrumentos que usa e da história pessoal de cada um dos seus músicos, abre as mentes dos alunos para conversas sobre a interculturalidade e sobre outros lugares do Mundo, aqui identificados por tradições, costumes, canções, religiões, comidas, numa nova organização geográfica do nosso Planeta.


Hárvore

Um espetáculo musical que nos demonstra como tudo, ou quase tudo o que nos rodeia, pode ajudar-nos a expressar-nos artisticamente. Criado por Fernando

Mota, Hárvore é uma partitura musical e performativa que, mais do que desenhar paisagens, interage com as suas energias, procurando que a beleza e a imensidão

da Natureza nos tragam alguma elevação e nobreza de espírito. A partir desta proposta artística as temáticas ambientais e de sustentabilidade do Planeta poderão ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.


Movimento Zebra – História de uma Ocupação

Um documentário sobre o projeto de formação do Teatro O Bando dedicado à interação intergeracional e intercultural. O teatro como pretexto para o encontro.

Inspirador para avançar, em contexto escolar, com experiências similares.

Contactos

JUNHO-SETEMBRO 2020

Rua da Bica do Sapato, nº 48 Ab

1100-094 Lisboa, Portugal


SEDE PERMANENTE

Estrada de Benfica, nº 400

1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal

Redes sociais

Newsletter

Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade
Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade Comunidade