ARTISTAS
Operação de câmara e montagem vídeo
João Meirinhos
Concepção, dramaturgia, texto e encenação
Rui Catalão
Performers
Benedito José, Natacha Campos, Peter Arcanjo e Rute Rocha Ferreira
Entrevistas
Madiu Furtado
Produção
Produções Independentes/Irreal
Apoios
Fundação GDA
Coproduções
Teatro Rivoli - Teatro Municipal do Porto (Porto), Festival Todos (Lisboa), Futurama (Serpa), Teatro A Oficina (Guimarães), Binaural Nodar (Vouzela) e Teatro das Figuras (Faro)
Horário
Local
Duração
Canais #Todosemlinha (Youtube, Facebook)
Partilhar
Portugal testemunhou na sua história recente duas experiências migratórias pouco estudadas: quem saiu do país durante a ditadura e quem chegou na era da União Europeia. Fresco de uma sociedade portuguesa em rápida transformação, MAL DE ULISSES, um projeto teatral de Rui Catalão, põe em diálogo testemunhos de um país a desaparecer e de outro a emergir.
Epopeia traumática daqueles que abandonaram os seus países de origem em busca de outro futuro, em MAL DE ULISSES velhos e jovens migrantes contam a sua história: porque deixaram a sua família, o seu modo de vida e os problemas de adaptação que enfrentaram.
Mal de Ulisses, na versão de Lisboa, foi apresentada ao público no Festival Todos 2023 num percurso por baldios, azinhagas e ruas, no bairro da Ameixoeira. Optámos por cortar do registo em vídeo alguns desses percursos atrás dos actores, que fazem a ligação entre as cenas da peça. O operador de câmara, que simula o ponto de vista do espectador, não conhecia a peça nem o percurso, antes de filmar.
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal