Horário
Local
Morada
Campo Amoreiras, 93 (Charneca)
Duração
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Partilhar
Proposta da companhia Hotel Europa para o TODOS'23: passar um dia inteiro juntos a pensar sobre o clima, num evento concebido por artistas e ativistas, no qual se pensarão as alterações climáticas e os seus efeitos nas nossas vidas, através do teatro, da dança, da música – e também, claro, do pensamento conjunto sobre a mobilidade, a alimentação, a água, a floresta, o lixo e o ativismo climático.
Programa de workshops com inscrição prévia:
9h30 - 11h30
Teatro Documental e Urgência Climática
André́ Amálio e Tereza Havlíčková - Hotel Europa
M/14
Neste laboratório a companhia de teatro Hotel Europa irá utilizar os seus métodos de trabalho e de teatro documental para refletir sobre as alterações climáticas. Um atelier que mistura teatro, o movimento e histórias de ativistas que lutam contra as alterações climáticas.
Os participantes devem trazer roupa leve e confortável.
◔
11h30 - 13h
Alimentação Vegan
Ricardo Cruz
7€ - (inclui almoço 13h-14h)
M/18 (ou M/16 se acompanhada/o/e por adulto responsável)
Nesta sessão os participantes irão preparar a sua refeição, utilizando os conceitos da sustentabilidade e da alimentação vegan para uma alimentação equilibrada e que tenha em conta as alterações climáticas.
Os participantes devem trazer uma faca, tábua de corte, taça, bloco de notas e avental.
◔
14h - 15h30
Construção de instrumentos a partir de lixo
Mbalango
M/8 (se acompanhado/a/e por adulto responsável)
Com este workshop, Mbalango propõe-se explorar com os participantes um processo de transformação de objetos considerados obsoletos e mesmo “lixo” em instrumentos melódicos e funcionais. Durante o workshop vamos aprender a construir um contrabaixo a partir de uma bacia, um cabo de vassoura e uma corda. Começando o workshop com uma curta introdução sobre as várias funções que vão cumprir a bacia, o pau e a corda, vamos em seguida construir cada um o seu próprio contrabaixo e acabar com uma jam-session tocando os contrabaixos em conjunto.
◔
15h - 18h
Jardinagem de Guerrilha: como erguer jardins comestíveis na cidade
Leonardo Rodrigues
M/8 (se acompanhado/a/e por adulto responsável)
[ESGOTADO]
Neste workshop, que também se pretende um debate, lançaremos a seguinte pergunta através da Jardinagem de Guerrilha: é o espaço público mesmo de todos? Revisitando os básicos da jardinagem, iremos refletir sobre esta prática nas cidades como ferramenta política, mecanismo de combate às alterações climáticas e mitigação das desigualdades sociais. Por fim, irá ser feita uma plantação de um pequeno bosque comestível junto ao Centro Cultural da Ameixoeira, de modo a tornar esta ação permanente - ativando o espaço público para servir a comunidade.
Os participantes devem trazer roupa fresca e confortável, chapéu e, caso tenham, luvas de jardinagem.
Apresentações/Conversas de entrada livre (lotação limitada)
14h
Ativismo Climático
Andreia Galvão
O ativismo climático tornou-se cada vez mais proeminente ao longo do tempo, ganhando impulso significativo após a assinatura do Acordo de Paris em 2016. O ativismo e envolvimento de jovens desempenhou um papel importante na evolução do movimento após o crescimento das greves Fridays For Future iniciadas por Greta Thunberg em 2019.
16h30
Desafios que atravessam Portugal: Água, Mobilidade, Energia, Floresta, Lixo
Andreia Galvão
Que desafios climáticos atravessam Portugal? É este o tema da conversa com a ativista e especialista do clima Andreia Galvão.
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal