2019 | avizinhar o mundo

PROGRAMA COMPLETO EM PDF PARA DOWNLOAD AQUI




TODOS 2019


Conhecemos a D. Conceição, moradora na Graça, num almoço em Lisboa com a comunidade filipina. Perguntámos-lhe o que ali fazia e respondeu-nos: “Há anos atrás o meu marido ficou muito doente e quem me ajudou a cuidar dele foram duas vizinhas nossas, filipinas. A minha gratidão para com estas vizinhas tornou-me próxima delas e sempre que posso venho almoçar e celebrar a vida com esta comunidade”. A compaixão e o amor, a atenção e o cuidado para com o outro, aproximaram estas mulheres de origens, culturas e línguas tão diversas. Um exemplo perfeito da urgência em avizinhar o Mundo.





Recuperada e soprada aos quatro ventos nesta 11.ª edição do TODOS, a palavra avizinhar, antiga e algo esquecida, é rica em significados: tornar vizinho, aproximar, estar perto. É isso que desejamos a cada ano e com cada vez maior intensidade – avizinhar-nos do Mundo a partir da janela da nossa casa, a partir da nossa rua, que não queremos jamais despojada de vizinhos. Pois será no abraço ao outro, bem como naquele que dele recebemos, os dois desejavelmente acolhedores e cúmplices, de gente que se conhece no território do quotidiano, que depositamos a esperança na nossa própria humanidade.




A programação deste ano celebra uma das ideias e palavras-chave do TODOS: o outro. Mas não um outro abstrato, não: o outro que está mesmo aqui, tão próximo e tão semelhante. Qualquer que seja a sua cultura de origem e/ou antiguidade no território que partilhamos, o vizinho é o semelhante mais próximo, aquele com quem o diálogo é uma feliz inevitabilidade. O TODOS de 2019 é, assim, e por excelência, um lugar de encontro entre os moradores e os trabalhadores de São Vicente e as populações estrangeiras que ali possam chegar, de modo a reforçar, ou a criar, se possível, sempre que possível, laços de vizinhança.




A partir de inquietações transversais a todas as culturas, propomos momentos artísticos e de convívio propícios ao avizinhamento entre pessoas muito diferentes entre si mas comuns caminhantes nesta nossa cidade. A partir das palavras dos poetas e do “eu poético” que habita em cada um de nós, ponderamos a Liberdade, o Racismo, a Fraternidade, a Paz, a Viagem. Num mundo repleto de imagens há que escutar as palavras, ainda assim. Escutámo-las. As palavras de desabafo, as palavras das canções (incluindo as de embalar), as palavras dos diários, as palavras das entrevistas que fizemos a centenas de pessoas de várias origens e idades.




De entre as muitas e variadas histórias que nos contaram, umas mais sussurradas que outras, a água, a seca, a fome e as doenças, mas também os direitos das mulheres, o direito ao trabalho, a liberdade, as guerras e as perseguições étnicas, emergem como preocupações principais de gentes dos quatro cantos do Mundo. Por essas questões se mata, se casa, se foge, se ama e se odeia; se imigra, se emigra, se viaja e se pede asilo político, se caminha em busca de um qualquer eldorado, esteja ele onde estiver.




Somos, cada vez mais, uma Humanidade de viajantes, de caminhantes movidos por anseios de aventura, de felicidade, de prosperidade, de futuro, por vezes perseguindo coisas aparentemente simples como a paz, um teto, trabalho, dignidade. Caminhamos pelo Mundo com garrafas de plástico eterno que nos vão sobreviver, na esperança da própria esperança, sonhando com uma vida nova, noutro lugar, onde estão ou por onde passam pessoas iguais a nós, ou parecidas, ou então muito diferentes, de quem é preciso avizinharmo-nos. O TODOS dá uma mãozinha, a partir de São Vicente.

Contactos

Pólo Cultural de São Vicente, Campo de Santa Clara nº 60, Lisboa

TELEFONE

+351 91 973 26 93
(Produção e Informações)

Festival Todos é propriedade da associação cultural
Academia de Produtores Culturais

Sede

Est. de Benfica, 400- 1º Esq - 1500-101 Lisboa
Escritórios: R. Academia das Ciências, 24C - 1200-004 Lisboa

Telefones

+351 919 732 693

Equipa

Uma iniciativa

Câmara Municipal de Lisboa / Academia de Produtores Culturais

CONCEITO E DIREÇÃO-GERAL

Miguel Abreu

equipa de programação

Miguel Abreu

Bruno Cochat (programação escolar e educativa)

Teatro O Bando


PRODUÇÃO Executiva

Carolina Bastos

Daniel Freitas

Filipa Assis

Gonçalo Pinela

Giovanna Gosio

Henrique Costa Santos

João Monteiro

Joana Ferreira

Miguel Abreu

Miguel Robin

PROMOTOR

Câmara Municipal de Lisboa / Direção Municipal de Cultura / Divisão de Ação Cultural e Academia de Produtores Culturais

site e redes sociais

Henrique Costa Santos


PRODUÇÃO Internacional

Joana Ferreira


direção técnica

Celestino Verdades


ASSESSOR TÉCNICO

Nicolas Brites


Apoios à produção

Júlia Martins

Luísa Carrilho

assessoria de imprensa

Sara Oliveira

assessor de direção

Henrique Costa Santos

Miguel Robin






comunicação radialista

Antonieta Lopes da costa






consultadoria gráfica

Franziska Zabel


atendimento de públicos

Alice Duarte

Rui Martins


vídeo promocional

Videoteca Municipal de Lisboa


Edição e revisão de textos

Sarah Adamopoulos com a colaboração de Wayne Ralph






contabilidade

Rúben Sousa Marques











Contactos

Pólo Cultural de São Vicente
Campo de Santa Clara nº 60
Lisboa, Portugal

+351 93 600 37 73

(Produção e Informações)

Direcção-Geral

PRODUÇÃO

Henrique Costa Santos

costasantos.h@gmail.com

Redes sociais

Festival Festival Festival Festival Festival Festival

Festival Festival Festival Festival Festival Festival