No âmbito da edição do TODOS'25, conheça esta série de Visitas Guiadas da RTP ao património histórico de Arroios e aos rostos portugueses de há 60 ou 70 anos, através das fotografias de Artur Pastor - um autor que nos devolve de forma radical a imagem de quem éramos, como povo. E que nos permite comparar com o que somos, hoje.
Para assistir aos episódios, basta que clique em cada um dos títulos que se seguem. Boas sessões!
Hospital Museu Miguel Bombarda
O hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, desativado há anos, tem um dos dois únicos panópticos sem tecto que se conhecem no mundo. "Panóptico" quer dizer um modelo arquitetónico singular: o edifício é um círculo vazio no centro, centro em que uma torre permite "ver sem ser visto". Muito para lá da beleza que hoje se reconhece a este modelo arquitetónico do séc.XIX, o panóptico conta outra história, a da arquitetura ao serviço do controlo dos comportamentos. O psiquiatra Fernando Vieira e o arquiteto José António Bandeirinha são os nossos guias nesta perturbante visita guiada.
Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa: Acervo Artur Pastor
Observar os rostos, os corpos, as casas, as ruas, os trabalhos dos trasmontanos, minhotos, beirões, ribatejanos, alentejanos, algarvios nos anos 40 e 50 do séc. XX é mergulhar num país medieval. Foi esse país que Artur Pastor registou ao longo de décadas e de mais de cem mil fotografias.
No Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, o geógrafo Álvaro Domingues conduz-nos por parte da História contemporânea portuguesa através do espólio de Artur Pastor ali conservado. O filho mais novo de Artur Pastor, com o mesmo nome do pai, conta-nos o percurso de vida daquele a quem chamaram o "poeta da fotografia": Artur Pastor foi um exímio fotógrafo documental, ao serviço do Ministério da Agricultura. Mas é também um autor que nos devolve de forma radical a imagem de quem éramos, como povo, há tão só 70, 60 anos.
Antigo Liceu Camões, uma escola de referência
Inaugurado há 115 anos, o Liceu Camões, hoje exemplarmente requalificado, continua a dar-nos lições, muito para lá do que se passa dentro das suas salas de aulas. Da qualidade intemporal do projeto do arquiteto Ventura Terra, à persistente procura de uma formação de excelência, aqui se oferece um generoso leque de atividades extracurriculares. Com muitas nacionalidades presentes através dos seus alunos, a Escola Secundária Camões funciona das 8 às 24h e acolhe, todos os dias, duas mil pessoas. Uma visita guiada pelo diretor João Jaime Pires, pelo arquiteto João Pedro Falcão de Campos, pela artista Fernanda Fragateiro e pela Professora Cecília Cunha.
Sociedade de Geografia de Lisboa
Entre finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, as potências europeias iniciaram um movimento que ficou conhecido como a Corrida a África. A Sociedade de Geografia de Lisboa, como as de Paris, Berlim, Londres, Viena, é fruto deste movimento. Conhecer o interior do território africano, cartografá-lo, inventariar as matérias-primas que ali se podiam encontrar e, também, conhecer os grupos culturais autóctones era urgente para definir as fronteiras das possessões africanas entre os diversos países europeus. As muitas colecções da Sociedade de Geografia de Lisboa são produto das recolhas de campo, feitas entre inícios do séc. XIX e o 25 de Abril de 1974, e dos acontecimentos no arco temporal da colonização de África pelos portugueses. Mas não só: no museu da SGL é possível encontrar peças tão emocionantes como um dos Padrões que o navegador português Diogo Cão cravou na Costa Ocidental africana em finais do séc. XV ou a arca tumulária indiana de Afonso de Albuquerque. Uma visita guiada por Manuela Cantinho, a curadora do Museu da SGL, uma instituição com um acervo excepcional e muito pouco conhecido.
Partilhar
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal
Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias
Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias