Horário
Local
Morada
Campo das Amoreiras, 93 (Charneca)
Duração
3h
Entrada livre, com inscrição prévia
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Recomendamos que cada pessoa traga garrafa de água, chapéu de sol ou chuva, roupa e calçado adequado.
Partilhar
Esta visita ao Palacete da Quinta Alegre e aos seus jardins, hoje propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, permite um encontro com o único exemplar aberto ao público e totalmente recuperado e preservado das múltiplas casas fidalgas da Charneca dos séculos XVIII e XIX. Bem como um encontro com a Charneca do século XX e como aí se instalaram circos e cinemas ambulantes.
Relembrando e visitando as ruínas do Cine-Estrela, muito próximas da Quinta Alegre, assistimos também à exibição de um pequeno vídeo, A CÉU ABERTO, realizado a partir das memórias sobre esse cinema, partilhadas pela população local.
-
A CÉU ABERTO
Ana Monção e Ana Gonçalves
2022, PRT, 14'
Uma curta poética, resultado das filmagens do projeto artístico e performativo criado por Raquel Belchior e equipa, e desenvolvido nas ruínas do Cine-Estrela, na Charneca, a partir das memórias das pessoas que antigamente frequentavam esse cinema.
Um tributo a todos os cinemas portugueses e europeus já encerrados que, periféricos e em condições de funcionamento muito precárias, animaram os serões das comunidades onde existiram e contribuíram para a disseminação do interesse pelo cinema. O projeto teatral, um desafio do TODOS, foi apresentado em diferentes fases de trabalho em 2021 e em 2022. O vídeo, autónomo, é um outro objeto artístico que agora se exibe – depois das suas apresentações no 'Ciclope - Cinema São Jorge' e na Maratonina di Primavera, em Roma, Itália.
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal